Centenas de sorocabanos já aderiram à campanha “Motorista Legal”, idealizada pela rádio Cruzeiro FM em parceria com o jornal Cruzeiro do Sul, com o objetivo de promover a educação no trânsito e orientar sobre a importância de atitudes mais humanizadas, conscientes e educadas por parte daqueles que trafegam pelas ruas da cidade. Ontem, mais uma blitz educativa aconteceu no estacionamento do Esplanada Shopping. A ação teve o apoio do grupo de escoteiros “Albino Bueno de Camargo”.
Entre os motoristas abordados, muitos autorizaram a colocação do adesivo com os dizeres “Eu sou motorista legal” em seus veículos. Um deles foi o operador de máquinas Jeferson Abner: “O trânsito de Sorocaba é um dos piores para se dirigir. Falta paciência e respeito”. Já para o administrador José Manoel, a pior atitude dos motoristas é utilizar as vagas de estacionamento destinada a idosos e deficientes físicos, sem se enquadrar nestes grupos. “Ninguém respeita isso”, falou. O motorista dos Correios, Edson Ribeiro, usou da experiência para dar sua opinião sobre a iniciativa. “Estamos precisando mesmo de uma campanha como essa. Às vezes temos que dar marcha ré e o pessoal não tem paciência de esperar.”
Para alguns, falta boa vontade por parte de quem dirige pelas ruas da cidade. “A legislação todo mundo conhece. O que precisa é colocar em prática”, emendou a assistente administrativa Luci Forte, que também autorizou a colocação do adesivo em seu carro e levou de brinde uma sacolinha para colocação de lixo, uma flanela e uma cartilha orientativa. O material traz dicas para se tornar um motorista legal, tanto do ponto de vista de obediência às regras de trânsito como de educação e cordialidade com os outros condutores, veículos e pedestres.
A blitz foi a segunda das 14 programadas pela organização da campanha. O próximo bloqueio acontece na terça-feira, entre 9h e 17h, em frente ao restaurante Mc’Donalds da avenida Afonso Vergueiro. A iniciativa conta com apoio da Urbes - Trânsito e Transporte, Objetivo Sorocaba, Ufscar, Maximus Vistorias e Sorotáxi.
Foto de Fábio Rogério (Jornal Cruzeiro do Sul)